segunda-feira, 6 de maio de 2013

Capítulo 2 — O tempo e a História

Antes de todas essas tecnologias e desenvolvimento, relógios de pulso, parede, celulares, relógios digitais nossos ancestrais mediam o tempo de uma outra maneira. Você já se imaginou tentando ver as horas em um relógio de sol, ou de água, como seria naquele tempo para que se conseguisse chegar "na hora" em algum lugar?

Relógio de água ou Clepsidra


Curiosidade: Consiste em dois recipientes, colocados em níveis diferentes: um na parte superior contendo o líquido, e outro, na parte inferior, com uma escala de níveis interna, inicialmente vazio. Através de uma abertura parcialmente controlada no recipiente superior, o liquido passa para o inferior, observando-se o tempo decorrido pela escala.

 Ampulheta

Curiosidade: Eram frequentemente utilizadas em navios (onde se usavam ampulhetas de meia hora), em igrejas e, no início da utilização do telefone, servia, em alguns locais, para contar o tempo gasto numa chamada (no Norte de Portugal, por exemplo, esta prática era comum em algumas casas comerciais).


Relógio de Sol
Curiosidade: Durante muito tempo a humanidade guiou-se pela sombra de um objeto projetada pelo sol, a sombra do gnomo, dos relógios de sol, para medir o tempo.

Hoje nós temos unidades de tempo milimetricamente definidas, nós temos:
Século – 100 anos
Década – 10 anos
Ano – aproximadamente 365 dias
Mês – 30 e 31 dias
Dia – 24 horas
Hora – 60 minutos
Minuto – 60 segundos
 


- A periodização histórica, ou seja, a divisão feita pelo historiadores dos eventos decorridos se dá da seguinte forma:

Pré História

Período anterior ao aparecimento da escrita, que foi caracterizada pela importância do desenvolvimento e da transposição de várias barreiras naturais.

Esse período pode ser dividido em 3 fases, portanto:
              Pré História
                      Paleolítico - nesse momento da história o ser humano habitava cavernas, eram nômades, ou seja, quando o alimento de uma determinada área acabava eles mudavam para outro lugar, não existindo ainda portanto a agricultura, vivam da caça e coleta de frutos, tinham também pouca articulação na forma de se comunicar, é nessa época que temos as pinturas rupestres.
 Pinturas rupestres

 
                      Mesolítico - Nessa parte da pré história houve um considerável desenvolvimento, o domínio do fogo foi o maior deles, pois com o fogo o ser humano podia cozinhar seus alimentos, espantar animais, iluminar a caverna e se proteger do frio. Outro avanço muito importante foi o da agricultura, dando ao homem a possibilidade de se estabelecer em um lugar, além também da domesticação dos animais. Nesse período também tivemos a divisão dos trabalhos naquela sociedade baseada no sexo, enquanto o homem ficava responsável por caçar e providenciar alimento, a mulher cuidava da habitação e criava os filhos.



                      Neolítico- Com a sedentarização (fixação do homem em uma área), a criação de animais e a agricultura, um avanço importante nessa fase foi o desenvolvimento da metalurgia com a criação de objetos de metais, tais como, lanças, ferramentas e machados, os homens puderam caçar melhor e produzir com mais qualidade e rapidez. Logo a produção agrícola se fazia sobrar e sua armazenagem, garantiam o alimento necessário para os momentos de seca ou inundações. Com o crescimento das comunidades houve um intenso intercâmbio entre vilas e pequenas cidades. 

 Atividade: De acordo com os números acima identifique os diferentes tipos de tecnologias e em qual fase cada uma foi desenvolvida.

Temos após a fase da Pré História, a Idade Antiga, que se refere as civilizações da Antiguidade Clássica e Oriental desde as primeiras chamadas cidades-estados até a democracia grega e o direito romano.


Logo após teremos a Idade Média: é o período que vai da queda do Império Romano até o nascimento do movimento renascentista, popularmente conhecido como “idade das trevas”, pelo intenso poder religioso. É nesse mesmo período que temos a formação do Império Bizantino, da expansão dos árabes e o surgimento das primeiras universidades.
A Idade Média costuma ser dividida em dois períodos, a Alta Idade Média, que vai de 476 até o ano 1.000, marcado pelo feudalismo em boa parte da Europa. Em seguida a Baixa Idade Média, a qual marca o colapso do sistema feudal e a transição para a modernidade, incluindo o Renascimento.

Em seguida temos a Idade Moderna período que compreende os anos entre 1453 e 1789. O reaquecimento das atividades comerciais e o Renascimento marcam o período em que o individualismo e o enfrentamento do mundo tornam-se práticas vigentes do pensamento moderno. Temos nesse período diversos movimentos, dentre eles podemos citar: Iluminismo, Reforma Protestante, Revolução Industrial e Revolução Inglesa.

E por fim, a Idade Contemporânea, que é o que podemos chamar de tempo histórico em aberto, ou seja, ainda o estamos vivenciando, esse período compreende o final do século XVIII até os dias atuais, nessa fase estamos vivendo o pleno desenvolvimento e potencialismo do capital e a ascensão dos valores de um mundo em “progresso ininterrupto”. Os problemas e transformações sociais, econômicas de um mundo globalizado são abordados por diferentes escritores tais como Zigmun Bauman e o historiador Eric J. Hobsbawn.



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